Dúvidas e Orientações

Novembro/2013
Dentes devem ser escovados durante 2 minutos

Fevereiro/2013
Sete dicas para manter os dentes saudáveis

A atrofia óssea bucal é grave?

O que é o enxerto ósseo na odontologia?

Veja também:

Setembro/2009
Uso de medicamentos antes de Intervenção -
O que é indicado e contra-indicados

Maio/2009

Abril/2009


 

Dúvidas & Orientações

Dentes devem ser escovados durante 2 minutos

Quanto tempo você leva para escovar os dentes? Não tem ideia? Que tal fazer um teste? Coloque um relógio ao lado da pia e registre o tempo que você leva escovando os dentes, como você faz normalmente todos os dias. Se você gasta menos de dois minutos, saiba que não está fazendo a limpeza dos dentes corretamente, pois é este o tempo recomendado por dentistas no mundo inteiro.

E por que dois minutos? O tempo é calculado para que a gente gaste pelo menos 30 segundos em cada um dos quadrantes da boca. Por quadrante entenda-se o lado da boca onde ficam perfilados os dentes: a parte de cima à esquerda, a da direita, a parte de baixo da esquerda e a da direita.

Dados da Associação Americana de Odontologia mostram que, infelizmente, a maioria das pessoas gasta menos de 1 minuto escovando os dentes (a média mundial é de apenas 46 segundos). E isso é muito perigoso. Uma escovação não-adequada pode levar a uma série de doenças na gengiva e nos dentes. Segundo o Ministério da Saúde, 88% dos brasileiros têm cárie.

Outro problema grave que ocorre quando não escovamos os dentes corretamente é a formação de placas. A placa dental é o acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes. Além das cáries, a placa acarreta também outros problemas bucais, como a doença periodontal (espécie de inflamação que leva à perda dos dentes e pode ser relacionada também a problemas na gravidez, infecções, doenças cardíacas, obesidade e diabetes).

Uma das partes da boca mais difíceis de serem completamente limpas é a linha da gengiva, aquela região onde a gengiva se encontra com os dentes e as bactérias “gostam de ficar”. Quando a placa e os resíduos de comida não são removidos, o tecido inflama e surge a gengivite, começam os sangramentos e ocorre a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva.

Para remover as placas e afastar os riscos destas doenças, é recomendado que os dentes sejam escovados, no mínimo, três vezes por dia, já que as placas começam a se formar quatro horas depois da última escovação. É preciso alternar movimentos lineares e circulares. As escovas devem ser confortáveis e usadas corretamente. É importante trocá-las a cada três meses. Cerdas muito gastas indicam que a pessoa pode estar colocando pressão demais na escovação. “Escovar os dentes com muita força pode causar a recessão (deslocamento) da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente”.

Além da pasta, vários produtos podem ser usados para manter a saúde da boca, entre eles, fios dentais e antissépticos bucais. As escovas de dente também estão evoluindo. Depois das manuais e das elétricas à pilha, agora existem as escovas digitais com tecnologia 3-D (para intensificar os movimentos de oscilação, rotação e pulsação). Os modelos mais avançados chegam a incluir um monitor que, além de marcar o tempo para você atingir 30 segundos em cada quadrante, ainda detectam se a pressão está correta.

Se não encontrou o que procura, escreva para nós.

 

R. Carvalho de Mendonça, 345 - Vila Belmiro - Santos - SP Tel: (13) 3232-7840 Telefax: (13) 3224-3212
SAC: contato@esteticapp.com - CEP 11070-101


desenvolvimento e manutenção: Interpágina